Neuromodulação com tecnologia REAC™

Graças às suas características únicas, como cientificamente comprovado, os protocolos de neuromodulação com tecnologia REAC™ são capazes de melhorar o desempenho das funções biológicas, neurológicas e psicofísicas.

Otimização Neuro-Postural (ONP)

O que é:

Otimização Neuro Postural™ é um protocolo sofisticado de neuromodulação com a Tecnologia REAC™.

É totalmente indolor, dura alguns segundos, não tem efeitos colaterais e os resultados tendem a ser estáveis ao longo do tempo.

Para que serve:

Ele é usado para iniciar os processos de otimização de funções neuropsíquicas e neuromotoras.

Às vezes, apenas a Otimização de Neuro Postural™   pode levar a fenômenos importantes de recuperação funcional e reduzir alguns sintomas. Alguns exemplos de efeitos imediatos da Otimização Neuro Postural™:

  • Melhorar a postura;
  • Redução de alguns sintomas dolorosos;
  • Recuperação motora em indivíduos saudáveis;
  • Recuperação motora em indivíduos doentes, por exemplo, na espasticidade de várias naturezas.

Otimização NeuroPsicoFísica (ONPF)

O que é:

Otimização NeuroPsicoFísica (ONPF) é um protocolo especial de neuromodulação com a Tecnologia REAC™. É totalmente indolor, dura alguns segundos, não tem efeitos colaterais e os resultados são progressivos ao longo do tempo.

A ONPF é administrada em ciclos terapêuticos, cada ciclo consistindo em 18 sessões. Dependendo da gravidade do estado de saúde do paciente sugere-se que se repitam os ciclos terapêuticos.

Para que serve:

Este protocolo estabelece uma melhora progressiva das funções neurológicas, psicológicas e físicas tanto em indivíduos saudáveis como naqueles com doenças de vários tipos.

Resumindo, podemos dizer que os efeitos da Otimização NeuroPsicoFísica™ são:

  • A melhora progressiva do estado geral de saúde e em particular o padrão de comportamento psicoemocional;
  • Redução e/ou desaparecimento de alguns sintomas e melhora gradual de padrões de doença, podendo diminuir a necessidade de medicamentos.

Otimização NeuroPsicoFísica Cervicobraquial (ONPF-CB)

O Protocolo NPPO CB®, igualmente como o Protocolo NPPO®, foi projetado e desenvolvido para melhorar as respostas individuais dos pacientes aos estressores ambientais que geram distúrbios e patologias.

Ambos os protocolos tem as mesmas indicações (distúrbios do comportamento, distúrbios do humor, distúrbios do movimento e dores psicogênicas) porém possuem diferenças técnicas e científicas que os distinguem.

O Protocolo NPPO CB® é voltado para melhorar o funcionamento do organismo e comportamento. É um tratamento que interage a partir de estruturas primitivas e intermediárias do cérebro que controlam as emoções (sistema límbico) especialmente na amígdala (estrutura cerebral fundamental para a autopreservação, por ser o centro identificador do perigo e da ansiedade).

Por agir nas emoções e no comportamento, é um tratamento indicado quando os pacientes apresentam fobias que causam impacto negativo em suas vidas, como por exemplo medo/fobia de viajar de avião, medo/fobia de lugares fechados, medo/fobia de falar em público, medo/fobia do fracasso, de perdas pessoais ou econômicas, enfim, medos e fobias de toda ordem a serem enfrentados em situações normais da vida cotidiana e por isso impactam na vida dos pacientes. Também é indicado em traumas causados pela forma inadequada como a pessoa foi educada pelos pais, por situações traumatizantes e negativas sofridas na infância ou idade adulta, como bullying, rejeição ou ridicularização, ou ainda problemas de ordem de estresse acentuado vivenciado em situações difíceis e inesperadas.

É um tratamento projetado para lidar e agir nas reações ao estresse que por si só, essas reações causam aumento da tensão muscular que é detectável na região da coluna cervical e que se estende para os ombros. A região cervicobraquial é o local em que é aplicado o tratamento NPPO CB®.

A terapia é aplicada usando de uma sonda laminar patenteada com o nome técnico de ACP (Asymmetric Conveyer Probe), essa sonda é composta por um tecido coberto com nanotecnologia de prata de alta condutibilidade que, quando conectado via cabos específicos ao equipamento BENE modelo 110, atua como eletrodo acessório e permite atuar diversos tratamentos com a Tecnologia REAC.

A sonda ACP é instalada em contato com a pele do paciente, e a duração do tratamento, bem como a região onde é aplicada, depende do protocolo utilizado, sendo que cada sonda ACP tem seu uso limitado ao número máximo de sessões definido em cada protocolo.

A indicação e escolha entre os protocolos NPPO e NPPO CB é decorrente de uma apurada observação semiótica, deve se considerar que a orientação ao uso do Protocolo NPPO® é voltada à busca de resultados sistêmicos para a melhoria do funcionamento do organismo e do comportamento, enquanto que a indicação do Protocolo NPPO CB® trata estes mesmos aspectos mas possui orientação para pacientes com fobias.

Otimização Tecidual Base (OT)

O que é:

O protocolo REAC™ de Otimização Tecidual™, é um protocolo de terapia voltado para o tratamento de um grupo grande de quadros clínicos, que tenham em sua base processos inflamatórios. A OT também é indicada nos processos pós-traumáticos ou cirúrgicos.

Tem como pré-requisito que o paciente tenha se submetido a no mínimo 6 aplicações do protocolo ONPF.

O objetivo é permitir uma melhor recuperação dos tecidos corporais na sua complexidade.

Sua aplicação é feita através de uma sonda de 8 contatos que se unem a uma folha de alumínio especial que cobre a área que necessita ser tratada.
É importante que o alumínio fique em contato com os tecidos durante a aplicação da terapia. Para esse fim pode ser auxiliado por uma malha tubular elástica especial.

Os ciclos de terapia do protocolo OT são de no mínimo 12 sessões por área a ser tratada, até 18 sessões de acordo com a indicação do médico.

Para que serve:

Indicações da Otimização Tecidual- OT®️ – Biomodulação

No tratamento de algumas patologias dermatológicas:

  • Feridas e Úlceras cutâneas, traumáticas ou vasculares
  • Processos infecciosos cutâneos bacterianos e virais

Na terapia de reabilitação:

  • Lesões de tendões, tendinites, bursites
  • Para promover a reabsorção de calcificações musculares ou periarticulares
  • Resultados de traumas ligamentares e ósseos
  • Lentidão na consolidação de fraturas
  • Contraturas, distensões, entorses musculares
  • Artralgias de várias naturezas
  • Artroses: articulares, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, lombociatalgias
  • Na reabilitação pós-traumática ou pós-cirúrgica

Otimização Tecidual Base (OT com ACP)

Assim como a OT(otimização tecidual) a OT com ACP atua sobre diversos distúrbios e problemas teciduais periféricos em locais onde podem se manifestar os efeitos do estresse psicofísico.

Estas regiões, áreas corporais, foram descritas pelo cientista Hans Selye como “Síndrome Local de Adaptação” (SLA).

É um fenômeno, que acontece no nível tecidual corporal e é causada a partir da desregulação de processos inflamatórios naturais, que na busca de recuperar a área que foi lesionada acionam mecanismos de Alarme, Atenção ou Repouso funcional.

As características destas áreas são dor, tensão muscular, edema, fibrose, envelhecimento precoce, e comprometimento funcional com tendência a cronificação.

O protocolo de tratamento OTB foi estudado e sistematizado para auxiliar o sistema nervoso a enfrentar as síndromes locais de adaptação (SLA).

O tratamento de Otimização Tecidual (OTB) favorece uma melhora do sofrimento dos tecidos corporais através de uma recuperação progressiva dos refinados mecanismos de reparação.

A aplicação deste protocolo terapêutico também favorece a prevenção e redução dos processos de envelhecimento celular sobre a base dos vários sofrimentos e imperfeições teciduais.

O tratamento de Otimização Tecidual pode ser aplicado sob 3 formas:

Regiões específicas de traumas e lesões :

Em qualquer região do corpo com sofrimento por processos inflamatórios ou eventos pós traumáticos ou cirúrgicos, sendo aplicada através da sonda ACP MP, cobrindo a área a ser tratada.

b) Na região Cervicobraquial e na região Cervicodorsolombar:

O protocolo de tratamento OTB combina elementos de Neuro e Biomodulação, caracterizando a interseção destes dois modelos de abordagem.

O estado de tensão muscular geral no paciente se expressa em dores musculares, sobretudo nas regiões do pescoço e da coluna, e que podem levar os tecidos a situações crônicas de desconforto e limitação física.

A utilização das sondas do protocolo OTB CB utilizado nestas áreas podem tratar o paciente a nível neuropsicofisico observando a tensão muscular ali presente. Nestes casos é indicado a associação do protocolo OTB ao protocolo de neuromodulação NPPO (que possui a característica de auxiliar o organismo na “Síndrome Geral de Adaptação” – SAG)

Deste modo se evita e se combate a tensão emocional que no nível psicogênico possa desencadear processos negativos gerais.

A distinção de uso de cada sonda fica a critério e conhecimento médico, verificando se a tensão muscular é mais presente a nível de ombros e pescoço ou também em toda a região da coluna vertebral