Os médicos e pesquisadores italianos Salvatore Rinaldi e Vania Fontani dedicaram suas vidas de pesquisa a entender os processos adaptativos que o organismo humano sofre pela ação do meio ambiente. Hoje os resultados dessa ação sobre nós são estudados numa área da medicina conhecida como Epigenética. Mas o que é a epigenética? É o estudo das modificações produzidas no organismo através dos inumeráveis fatores do ambiente, como por exemplo: o nosso estilo de vida, a alimentação, as substâncias com as quais temos contato cotidianamente, o tipo de atividade de trabalho, o estresse crônico.
Esta série de estudos levou o Instituto Rinaldi, fundado por Rinaldi e Fontani, ao desenvolvimento da Tecnologia Radio Electric Asymmetric Conveyer (REAC) e de toda uma gama de protocolos terapêuticos de Bio e Neuro modulação voltadas para o tratamento e prevenção de distúrbios e doenças nas quais a influência epigenética desempenha um papel importante.
A tecnologia REAC permite efetuar terapias personalizadas para cada paciente, no respeito da individualidade específica de cada epigenoma e da sua grande dinamicidade ao longo do tempo. Até hoje não existe nenhuma outra forma de terapia farmacológica ou de um outro tipo, capaz de fazer tudo isto deste modo.